A importância do fator Rh no exame de DNA

O fator Rh é objeto de estudo constante da Medicina (ver Medicina Transfucional), desde sua descoberta em 1940 por conta de experimentos praticados pelos cientistas Landsteiner e Wiener no macaco Rhesus. O estudo do fator sanguíneo, por exemplo, auxilia na provação de filiação, além de ser sempre analisado para transfusões de sangue.

Tanto para saber quem é o pai ou quem é a mãe, o fator Rh do filho é comparado ao dos pais. Nessa parte do processo de comparação, somente o material genético (genótipo) é analisado, afinal o filho sempre herda um gene de cada um dos seus pais.

Por isso, a combinação do fator Rh de qualquer pessoa é sempre o cruzamento do material genético dos pais, bem como acontece com o restante do código genético. Num exemplo, onde “AA” é a carga paterna e “aa” é a carga materna, todo o material do filho ficaria AAaa.

Filho de quem?

Assim, para se ter certeza da filiação, é só excluir as possíveis combinações de fator Rh guiando-se sempre pela base de código dos pais. Com isso, temos o seguinte exemplo: um pai, cujo sangue é tipo A e com fatores IAIA ou IAi; e uma mãe, cujo tipo é O e fator ii; jamais poderão ter um filho tipo B (IBIB ou IBi) ou AB (IAIB), restando apenas, portanto, um filho de sangue tipo A ou O (ii).

Logo, se o filho nascer com genótipo B, ele não será filho do suposto pai biológico, posto que o pai não tem material genético deste sangue, assim como a mãe. Mas esta exclusão é parcial. Afinal, se a criança nasce com o genótipo A, isto, por si só, não comprova a paternidade e se faz necessário a realização de um exame completo de DNA para convicção plena sobre a paternidade.

7 comentários sobre “A importância do fator Rh no exame de DNA

  1. Gil disse:

    Meu sogro tem tipo sanguíneo O+ e minha sogra B-. Tem como a minha esposa ser filha dos dois, já que o tipo sanguíneo dela é A-?

  2. e-DNA disse:

    Prezada Maristela, boa tarde.

    Se ambos os pais são O, os filhos também possuem sangue do tipo O. Se o Rh dos pais é positivo e negativo, os filhos podem ter Rh positivo ou negativo. De toda forma, a única maneira de se comprovar uma paternidade com 99,9% de certeza é através de um exame de DNA. Caso tenham interesse no serviço, disponibilizamos um kit para que a coleta do material seja feita em casa e direcionada para nosso laboratório. Um método simples e prático, podendo ser feito pela internet.

    Ficamos à disposição para qualquer informação adicional.

    Atendimento ao cliente
    http://www.e-dna.com.br
    Equipe e-DNA
    0800 039 6600

  3. Daniela Tenório da silva disse:

    Olá boa tarde,tenho dúvida sobre a paternidade da minha filha.meu sangue é O+ e de um dos supostos pais é AB+ ,que tipo sanguineo ela poderia ter ?

  4. e-DNA disse:

    Prezada Daniela,

    Bem-vinda ao e-DNA.

    Se os pais possuem o sistema ABO do tipo O e AB, os filhos vão ter o sangue do tipo A ou B. Se o Rh dos pais for positivo, os filhos podem ter Rh positivo ou negativo. De toda forma, a única maneira de se comprovar uma paternidade com 99,9% de certeza é através de um exame de DNA. Caso tenham interesse no serviço, disponibilizamos um kit para que a coleta do material seja feita em casa e direcionada para nosso laboratório. Um método simples e prático, podendo ser adquirido pela internet.

    Ficamos à disposição para qualquer informação adicional.

    Desculpe a demora para o retorno. A gente esta com problemas de configuração, e as respostas não chegavam aos visitantes do Blog.

    Queira nos desculpar!

    Atendimento ao cliente
    http://www.e-dna.com.br
    Equipe e-DNA
    0800 039 6600

  5. e-DNA disse:

    Olá Amanda Freitas!

    Bem vindo ao blog do e-DNA.

    Se os Pais possuem o sistema ABO do tipo A e A, os filhos vão ter o sangue do tipo *O* ou *A*. Se o Rh dos Pais for positivo, os filhos terão o Rh positivo ou negativo.
    De toda forma a única maneira de comprovar Paternidade e Maternidade com 99,9% de certeza, é através do teste de DNA. Caso tenha interesse em realizar o teste, entre em nossa página e adquira seu exame.

    Agradecemos a sua visita!

    Atendimento ao cliente
    http://www.e-dna.com.br
    Equipe e-DNA
    0800 039 6600

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>